Sobre o scanCOVID-19

industry, industry 4, webO scanCOVID-19 é um projeto concebido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) em parceria com o  Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nesse sentido, o scanCOVID-19 soma uma perspectiva de pesquisa no campo dos Estudos de Informação, mais especificamente, dos Estudos Prospectivos, com uma dimensão de prestação de serviço, particularmente para a comunidade cientifica. Em um cenário de pandemia, onde diferentes instituições e pesquisadores procuram, com a urgência necessária, por respostas e compartilham seus achados (ainda que preliminares) ontime e online, em diferentes repositórios e bases de dados referenciais, o monitoramento se coloca como um instrumento valioso para explicitar as tendências em linhas de pesquisas diversas.   Nesse sentido, o monitoramento se coloca como um farol, um guia que possibilita um acompanhamento e atualização sobre a dinâmica da produção de conhecimento, em um ambiente povoado por um volume crescente de informação.

O scanCOVID-19 foi inicialmente estruturado para monitorar a produção de conhecimento  sobre Covid-19, em perspectiva internacional, em três estágios: na modalidade fast track (preprints, ou, aquela produção depositada online, open access, nos principais repositórios temáticos, que ainda não foi submetida à revisão por pares); na modalidade já revisada por pares (disponibilizada, em modo open access, por bases de dados referenciais e/ou editoras cientificas), e na modalidade Ensaios Clínicos (Clinical Trials), nas principais plataformas internacionais

Nota técnica do scancovid-19

Nota Tecnica_scancovid19

Na modalidade preprint são monitorados os seguintes repositórios:

É um repositório de preprints nas temáticas médica, clínica e das ciências da saúde, mantido pelo Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL), pela Yale University e a BMJ.

BioRxiv - (biorxiv.org)

É um repositório de preprints na temática de ciências biológicas, também mantido pela Cold Spring Harbor Laboratory.

ArxRxiv - (arxiv.org)

É um repositório de preprints multidisciplinar, mantido pela Cornell University.

É um repositório de preprints da área de ciências sociais, incluindo, economia, direito, administração pública e humanidades. Vinculada a ELSEVIER, apresenta pesquisas desde 1994.

O scanCovid19  é atualizado periodicamente guardando um tempo regular  de 8 horas, entre o download automático das várias fontes de dados e a disponibilidade de dados.

Atualização :

  • Diária para Ensaios Clínicos
  • Diária para preprints
  • Diária para Artigos revisados por pares.
  • Semanal para CONEP
  • Semanal para Retratações
  • Mensal para Vacinas
Mensalmente é realizado uma analise dos dados não estruturados, com vistas a apresentar amostras de tratamento e normatização das fontes de dados para a  disponibilização, de algumas análises.

Na modalidade produção revisada por pares são monitorados um conjunto de 2545 periódicos científicos listados pelas bases:  Pubmed – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/ – Elsevier  – https://sciencedirect.com / Scielo – https://scielo.org

Os seguintes metadados são extraídos para fins de mineração:

  • Data de publicação
  • Autor
  • Título do artigo
  • Resumo
  • Data
  • Titulo do periódico
 
scancovid19 também monitora retratações de artigos sobre Covid-19, tanto preprint quanto nos artigos revisado por pares, a partir da seguinte fonte de dados:
Retraction Watch –  https://retractionwatch.com/retracted-coronavirus-covid-19-papers/

 

Em todas as modalidades as buscas foram feitas utilizando as seguintes palavras-chave: “new coronavirus” OR 2019-nCoV OR COVID-19 or SARS-CoV2 , e em um recorte temporal a partir de dezembro de 2019.

O monitoramento, classificação e organização dos dados utilizou linguagens Python e R para processo de scrapper (captura automática de dados a partir de hipertextos web), salvando os dados em série históricas, ao que se seguiu uma etapa inicial de mineração de texto com vistas a disponibilizar aos usuários um quadro descritivo sumário sobre os principais temas/linhas de investigação em curso.

Na modalidade Ensaios Clínicos são monitorados, inicialmente, as seguintes plataformas:

Estados Unidos – ClinicalTrials.gov

OMS – https://www.who.int/ictrp/en/

Brasil – http://ensaiosclinicos.gov.br/

São os seguintes metadados extraídos para monitoramento:

  • Titulo
  • Data de registro
  • Tipo de estudo
  • Desenho do estudo
  • Fase
  • Países
  • Intervenção

 

Também são monitorados os protocolos clínicos aprovados na CONEP, sobre covid-19, disponível em:
http://conselho.saude.gov.br/publicacoes-conep

 

Acompanhe conosco outras fontes importantes sobre covid-19 do Brasil
https://covid.saude.gov.br/

Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil pelo Ministério da Saúde. Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Saiba mais sobre o painel.

https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/

Este projeto utiliza recursos computacionais e cientistas de dados da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde do Laboratório de Informação em Saúde do Icict da Fiocruz (PCDaS), hospedada no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Campus Sede:

Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro – CEP: 21040-900 – Tel: (0xx21) 2598-4242

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

© COPYRIGHT / Todos os direitos reservados ao Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde – LICTS / FIOCRUZ